O rallye (originalmente em francês) ou rally (em inglês) foi a
primeira modalidade automobilística a existir desde a invenção do
automóvel. A primeira corrida de rally foi organizada em 1874, na França,
da cidade de Paris à cidade de Rouen.
O rally é uma modalidade única. A dupla formada por piloto e
navegador competem contra si e descobrem suas dificuldades,
aperfeiçoando a técnica de pilotagem e navegação. Cada centímetro
percorrido é uma surpresa e cada segundo é uma emoção diferente. Os
tipos de terreno alternam-se constantemente.
As características principais do rally de regularidade são:
velocidades médias a serem seguidas; trilhas por estradas secundárias;
largada individual com intervalo de 1 minuto entre os carros; percurso
dividido em trechos fiscalizados por Postos de Cronometragem (PC), que
marcam, com o auxilio de rastreadores eletrônicos via GPS, o tempo de
passagem dos competidores, comparando-o com o tempo ideal. Ganha a
dupla que perder menos pontos, ou seja, aquela que melhor conseguir
manter as médias de velocidade pré-estabelecidas em uma planilha de
navegação em cada trecho da prova.
No Rally de Regularidade não é a velocidade que conta e sim a
soma de:
Técnica, navegação, concentração e habilidade
É uma prova que tem como objetivo principal medir a
capacidade de uma equipe (Piloto e Navegador) em seguir um roteiro pré-determinado até o final da prova, mantendo-se constância nas médias
horárias pré-estabelecidas pela organização.
Devem ser obedecidas as médias para os vários
trechos do roteiro e vence aquele que melhor se mantiver dentro dessa
média horária e consequentemente de seus tempos ideais.
Extraído e adaptado de: Rally Eco Goiás 2015 - Congresso Técnico - Instruções Básicas para Participação. Coordenação Técnica do CEFEGO - Clube Esportivo do Fora de Estrada em Goiás.
Para saber mais:
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