quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Eco Goiás Luziania - Como é bom correr pertinho de casa!


Estou aproveitando as quase três horas de voo de Brasília para Macapá para atualizar o blog com a prova de Luziânia realizada sábado, dia 24 de setembro, data do aniversário da minha querida cunhada Karine, uma das maiores incentivadoras deste espaço e que nos deu a alegria de estar presente na festa.

Luziânia fica a apenas 60 km de Brasília, portanto não precisamos fazer um deslocamento grande e nem ficarmos hospedados em hotel. Ir para casa depois do Congresso Técnico é uma coisa que não fazíamos há bastante tempo rsrs... Isso foi muito bom, mas também aumentou a saudade das provas do Buriti Rally Clube. O legal é que tudo indica que ainda este ano teremos um evento para celebrar o retorno do BRC.


A prova

Vocês leitores já sabem de nossa grande admiração pelo Armando "Don Villas", por sinal um dos maiores responsáveis  pelo esforço que está sendo feito por um grupo de pessoas para reativar o Buriti, assim vou, mais uma vez, me valer de um texto dele para falar da prova: "Marcão, vamos à análise do evento de ontem? Fica com medo nao kkkkk. Gostaria de iniciar agradecendo o empenho de toda a equipe organizadora. A gente percebe que todos trabalham muitos dias antes do evento, e outros trabalham ainda no sábado com um sorriso no rosto. Muito bom ser recebido assim. Ontem na festa de premiação eu escutei um comentário que julgo interessante reproduzir aqui: o Rally Ecogoiás está em um nível que nós (competidores) é que produzimos o nosso resultado, positivo ou negativo. Curioso, resolvi pedir explicações. O competidor explicou que a organização estava tão boa que não havia dúvidas sobre a qualidade da organização técnica, especialmente da apuração da prova. Tive que concordar. Já fui organizador de provas em Brasília, sei que uma prova boa tecnicamente começa na sua concepção. Portanto, para ter uma boa apuração, todo o trabalho de concepção da prova, desde seu início, tem que ser de qualidade. Então é isso aí, Marcão, um elogio a mais para sua prova. Parabéns e obrigado a todos os envolvidos na consecução do evento. Agora uma crítica: os graduados sentiram falta de um balaio mais longo... Mesmo assim a prova foi show!"

Foto: Geovanna Setti

Foram 186.021 km de prova percorridos em 6:57 horas. A largada foi às 9:30 em Luziânia, tivemos um neutralizado para almoço muito agradável no restaurante flutuante Kanto do Lago e a chegada foi na Jeep, em Valparaíso de Goiás. 46 equipes disputaram a prova, a quinta do Circuito. Na categoria Turismo 4x2, a dupla Leandro Vicente e Fabrício conquistou o primeiro lugar. E o Fabricio levou seu filhote recém nascido para assistir a entrega dos troféus! Na Turismo 4x4, a vitória foi da dupla Fernando e Geovanna Setti. Os quatro são candidatos fortíssimos para reforçar a categoria graduados em 2017. É muito bom ver a evolução técnica dos nossos amigos! Não tenham dúvida, vocês serão bem-vindos entre os mais experientes. Na Graduado 4x2, o mestre Don Villas, desta vez com o Anderson Brandão  navegando, faturou mais uma vez. Na Graduado 4x4, o suspense ocorre na hora de anunciar o segundo lugar, pois o troféu de primeiro é quase impossível de tirar da dupla Paulo e Cláudia Bahia. E dessa vez a disputa foi bem acirrada entre a dupla Adnirso/Guilherme (2°) e Luiz e Nayane Signates (3°). Nós, em 4º lugar e Lindão/Abel em  5º, completamos o pódio.


Nosso desempenho

Nós fizemos uma prova com navegação segura e sem erros de roteiro. Porém, isso não significa, necessariamente, bom resultado na classificação final.
Uma das coisas mais legais no rally de regularidade é justamente a expectativa durante o período da apuração. Como o resultado depende do desempenho de cada concorrente, as vezes você sabe que não foi muito bem (e está correto), mas seus concorrentes também não foram muito bem e você acaba conseguindo uma boa colocação. Outras vezes, ocorre exatamente o oposto. Portanto, até sair a divulgação você nunca pode ter certeza de nada. 

Foto: Geovanna Setti
Nós sabíamos que dificilmente venceríamos, pois encontramos variações significativas nos primeiros pontos de aferição e alteramos o W umas cinco vezes até chegar num valor aceitável. Para os leitores que não estão familiarizados com o "rallyzês", o W é um fator de calibração que ajustamos no equipamento de medição com o propósito de fazer com nossas medidas fiquem o mais próximo possível das medidas do organizador. Quanto mais correta for a sua medida mais precisa será a sua navegação. Assim, se isso tivesse acontecido só com a gente nossas chances seriam muito reduzidas. Mas, se acontecesse com a maioria dos outros também poderia pintar um pódio. Enfim, o quarto lugar acabou ficando de bom tamanho!


12 comentários:

  1. Hey Raul, parabéns por mais esse causo de rally. E eu ja estou até virando figurinha carimbada por aqui, obrigado pela lembrança kkk
    Eu ainda acrescentaria o agradecimento ao Nilo, que ascendeu para a categoria graduado 4x2 para valorizar a categoria e ajudar a completar o grid. Foi uma atitude em favor do esporte que só os verdadeiros esportistas fariam. Muito obrigado Nilooooooow!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Armando. E, com certeza, o Nilo merece nosso reconhecimento!
      Tomara que o grid da 4x2 aumente a cada prova.

      Excluir
  2. Opa!
    Apesar de ser novo ai no esporte já entendi a importância de ajudar da forma que for necessária. E podem sempre contar comigo, ainda que seja p apanhar na graduado 4x2 kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Nilo, estamos sempre aprendendo. Grande abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. É isso aí Nilo, estamos sempre aprendendo. Grande abraço!

      Excluir
  3. Opa!
    Apesar de ser novo ai no esporte já entendi a importância de ajudar da forma que for necessária. E podem sempre contar comigo, ainda que seja p apanhar na graduado 4x2 kkkk

    ResponderExcluir
  4. Parabens Raul. Concordo com você. A prova foi muito bem organizada. Realmente para a categoria 4x4 Graduados o Marcos poderia aumentar um pouco a velocidade e dobrar a quantidade de balaio já que todos somos experientes e os veículos preparados. Estamos, inclusive, acostumados com pequenas avaruas nos veículos. Quanto ao W realmente foi difícil porque o w da aferição ligo nos primeiros trechos se mostrou inadequado para a prova, e mais, ele continuou variando o dia todo. Esse ano realmente estamos disputando o segundo lugar em todas as provas porque o primeiro realmente é dos Bahias. Espero que o ano que vem possamos incomoda-los mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, meu amigo Adnirso. Vamos nos esforçar para brigar pelo primeiro em 2017!

      Excluir
  5. Demorei para me manifestar, mas, enfim, nunca é tarde, eheheh

    Querido Raul, a reportagem de seu blog tornou-se parte do Eco Goiás. Quando demora, sinto falta.

    Vamos seguir aperfeiçoando cada vez mais, para que o rally se torne cada vez mais divertido. Parabéns, amigo!

    ResponderExcluir
  6. Que alegria ver seu comentário meu amigo Signates! Realmente, o rally deve ser, fundamentalmente, divertido!

    ResponderExcluir