quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Eco Goiás Jataí - Agora só faltam 3 provas!

O último final de semana do mês de agosto trouxe de presente para os rallyzeiros a prova de Jataí, a quarta do Circuito Eco Goiás de Rally de Regularidade 2016.

Distante 530 km de Brasília e 320 km de Goiânia, Jataí, além de ser o maior produtor de milho do Brasil, ficou conhecida como o lugar em que Juscelino Kubitschek, no dia 4 de abril de 1955, anunciou sua candidatura a presidência e prometeu transferir a Capital Federal para o Planalto Central.

Jataí também é a cidade onde moram nossos amigos Abel, Alessandro e Rogério, anfitriões da galera rallyzeira, que nos receberam com toda a atenção possível.

A prova

Foto: Enquanto isso em Goiás
Desta vez foram 218 quilômetros percorridos em 6 horas e 54 minutos pelas 57 equipes participantes, mostrando que o Rally Eco Goiás atrai muitos concorrentes em todas as cidades onde é disputado.  O neutralizado de almoço aconteceu na cidade de Serranópolis.

A maior atração da prova foi o "balaião" de quase 10 km. logo após a relargada do almoço, com direito ao trecho do "aguaceiro", bem divertido para os pilotos e um problema para a medição dos navegadores. Sem esquecer da pegadinha do Marcão, um trecho neutralizado de apenas 1 segundo. Esta prova marcou a alteração no regulamento, com a eliminação da pontuação dobrada nos PC adiantados com mais de 2 segundos. Mudança que não agradou a todos, como é natural, mas que nós consideramos adequada e mais justa.

Foto: Enquanto isso em Goiás
Na categoria Graduado 4 X 4 voltamos a contar com a presença do casal Bahia, que só para não perder o costume, mais uma vez venceu a prova, com o casal Signates chegando em segundo lugar e tomando de nós, com muito mérito, a vice-liderança do campeonato. A dupla pai e filho, Adnirso e Guilherme ficou com a terceira posição, nós faturamos o quarto lugar, e a dupla Livânio e Ana Cristina completou o pódio. Aliás, ficamos muito felizes com o retorno do casal aos eventos rallyzeiros. Quatro casais entre os cinco primeiros...isso não é coincidência!

Foto: Enquanto isso em Goiás
Interessante registrar ainda a proximidade da pontuação entre os primeiros colocados. Na etapa A a diferença entre o primeiro e o segundo lugar foi de 14 pontos, do segundo para o terceiro 12 pontos, do terceiro para o quarto 6 pontos e do quarto para o quinto 8 pontos. Na etapa B, a diferença foi de apenas 3 pontos entre os Signates e os Bahia, segundo colocados. Deles para a dupla Adnirso/Guilherme foram só mais 17 pontos. Isso demonstra a evolução dos concorrentes e o nível elevado de equilíbrio. Qualquer pequeno vacilo é fatal! E a briga pelo campeonato promete continuar acirrada.

Armando, Raul, Débora, Geovanna e Fernando
Na graduado 4 X 2 mais uma vitória da dupla Armando Don Villas/Henrique, com Thiago/Vanice Melin em segundo e Cleiber/Alessandro em terceiro. Na Turismo 4 X 4 a dupla Veriano/Ulisses venceu, nossos amigos Fernando e Geovanna Setti ficaram em 2º lugar e Carlos/Pedro Fernandes conquistaram o 3º posto. Na Turismo 4 X 2 Aline/Cristiano Gouveia foram os vencedores, seguidos pelos amigos Leandro Vicente e Fabrício Amaral.

Nosso desempenho

Com os Bahia de volta, restabeleceu-se a ordem natural do grid e fomos o segundo carro a largar. A prova correu tranquila para nós, exceto por um comportamento um pouco anormal do carro na segunda metade da etapa B. Fiquei com a impressão de algum problema no engate da tração 4 X 4 (vamos conferir antes da próxima prova). Mas, como todo rallyzeiro sabe, prova tranquila para nós pode ser também prova ainda mais tranquila para demais participantes. A Débora, na chegada, resumiu bem nosso sentimento: "Estou com uma sensação estranha, pode ter sido bom ou não..."

Na etapa A foram 70 PC com descarte de 8, nós totalizamos 176 pontos perdidos (média de 2,8 pontos por PC) e conseguimos zerar 11 postos. Paulo/Claudia Bahia perderam 146 com média de 2,4.

Na etapa B foram 120 PC e 14 descartes, com um total de 372 pp, média de 3,5 e novamente 11 zerados. Luiz/Nayane Signates totalizaram 281 pontos e média de 2,6.

Foto: Enquanto isso em Goiás
Enfim, na tabela do campeonato, somamos 13 pontos e agora passamos para o terceiro lugar com o total de 56. A equipe Signates ficou com 60 e a Bahia com 70. Ao final, se todas as 14 etapas forem realizadas, o pior resultado será descartado. Até lá ainda rola muita poeira. 

Por hoje é isso. Sexta-feira vamos para Goiânia para participar do Mitsubishi Motorsports, assunto do próximo post. 


Resultado completo no site da Totem

Mais fotos no site Enquanto isso em Goiás






4 comentários:

  1. Muito lisonjeada pelos comentários à nossa equipe Bahia Rally Team! Belo relato da prova, parabéns pelo excelente texto, como sempre! Temos muito o que aprender e superar a cada prova... até Goiânia, meus amigos!!!!😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Vocês são uma referência para nós!
      Até Goiânia!

      Excluir
  2. Muito lisonjeada pelos comentários à nossa equipe Bahia Rally Team! Belo relato da prova, parabéns pelo excelente texto, como sempre! Temos muito o que aprender e superar a cada prova... até Goiânia, meus amigos!!!!😚

    ResponderExcluir
  3. Que legal, 4 casais entre os 5 primeiros hehehehe

    ResponderExcluir