quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Eco Goiás Anápolis - Desencantamos!

A penúltima prova do Circuito Eco Goiás 2017 aconteceu no dia 28 de outubro, em Anápolis, cidade do casal Fernando e Geovanna Setti, que além de amigos, são incentivadores e colaboradores frequentes do blog.

A prova

Por tradição, a prova de Anápolis atrai muitos competidores, tanto os estreantes como os "monstros sagrados" de nosso esporte.  E isso foi confirmado esse ano com a presença de 60 equipes no grid, aí incluídos a dupla campeã do Circuito em 2016, Paulo e Cláudia Bahia; a dupla vencedora da prova de Anápolis de 2016, Alexandre Ferreira e Juliana Ornelas; e uma dupla com experiência em provas de várias regiões do Brasil, formada por Mario Roquette e Berg Barros. Sem dúvida nenhuma, a presença dessas feras torna a tarefa de conseguir um lugar no pódio muito mais árdua. Segundo disse amistosamente o Luiz Signates, eles vieram "só para jogar água em nosso chope"...

Concentração antes da largada
Alinhadas para percorrer os 209,6 km. no tempo previsto de sete horas e seis minutos, as equipes largaram a partir das 9 horas da manhã, no Centro Equestre Eqqu's Ville, local também da chegada e da festa de premiação. O almoço, mais uma vez, teve lugar no agradável Route 60, em Abadiânia. Durante o trajeto passamos pelas redondezas de Planalmira, Corumbá de Goiás e Abadiânia Velha.

As 87 páginas da planilha totalizaram 353 trechos e o desempenho dos competidores foi verificado por meio de 188 postos de controle (PC). Os PC acontecem nos trechos com média imposta, são pré-estabelecidos pela organização da prova e os competidores não sabem sua localização. Nos primeiros tempos do rally de regularidade os postos de controle eram realizados por fiscais humanos, com auxílio de cronômetros. Atualmente, os tempos de passagem são coletados por equipamentos GPS específicos para essa função.

Balaio
A chuva ameaçou mas não caiu, mantendo o terreno seco, com ocasionais poças d'água. No entanto, percebemos uma diversidade nos tipos de terreno percorridos provocando variações nas medidas e fazendo a galera da navegação trabalhar dobrado para manter a precisão. Nós registramos, durante o trajeto, sete laços, oito calcinhas e um balaio muito interessante.

Desta vez houve novidade nos resultados, para variar um pouco...rsrs. 

Na Graduados 4x4, Débora e eu (Pajero TR4 R) vencemos pela primeira vez em 2017 (2º etapa A + 2º etapa B), Alexandre Ferreira/Juliana Ornelas (Troller) ficaram com o segundo lugar (7º+1º), Paulo/Claudia Bahia (Pajero i/o) com o terceiro (3º+4º),  Luiz/Nayane Signates (Mitsubishi Triton), dessa vez acompanhados pelo ilustre "zequinha" Antônio Gomide, conquistaram o quarto lugar (1º+8º) e  Diná Alencastro/Adinirso Siqueira (Pajero Full) completaram o pódio (5º+3º) com o Adinirso experimentando o papel de navegador.
Fernando/Geovanna Setti/Simone (VW Amarok) ficaram na sexta posição (4º+5º), Cristiano/Anderson (Pajero TR4 R) na sétima (6º+7º), Suzana "Penélope"/Raymundo "Dig Baiano" (Pajero TR4) na oitava (10º+6º) apesar dos problemas no câmbio. O trio Marcelo/Marcelo/Marisa ficou em nono (9º+9º) e Mário Roquette/Berg Barros (Pajero TR4 R), com problemas mecânicos, ficaram em décimo (8º+10º).

Na Graduados 4x2, os cinco primeiros colocados, respectivamente, foram Rogério "Pizza Mais"/Alessandro (Chevrolet S10 / 3º+1º); Nilo Nascimento/Alex Rosa (Ford / 2º+3º); Leandro Vicente/Fabricio Amaral/Sara Vicente (Fiat Strada / 1º+5º); Daniel/Maria Carolina Marobin (Hiunday / 4º+2º) e Sergio Ricardo/Rosiel (Mitsubishi / 5º+4º). 

Irmãs
A categoria Turismo 4x4 também teve uma dupla vencendo pela primeira vez em 2017, Fernanda Máximo/Erika Veras (Mitsubishi / 3º+1º). O segundo lugar ficou com Fernando Ferreira/Gessyca Alves (Jeep Wrangler / 2º+2º) e o terceiro com Juliana/Weberth Moreira (Pajero TR4 / 1º+4º). Na quarta colocação a dupla Wesley/Marisel Rosa (Mitsubishi Triton / 6º+3º) e na quinta Estácio Gomes/Erica Toledo (Pajero TR4 R / 7º+6º). É muito legal ver a presença de cada vez mais TR4 R no grid. Dessa vez já foram quatro!


Ford Corcel
Na Turismo 4x2 mais uma vitória da dupla Yuratan Bernardes/Eleidimar Silva (Renault Duster) chegando em primeiro nas duas etapas. Em segundo lugar ficaram Jarbas Peixoto/Guilherme Mendes/Marisa/Jéssica (Fiat / 2º+5º) e em terceiro Rui David/Epaminondas Antunes (Chevrolet S10 / 3º+4º). Nesta categoria ainda teve uma atração especial, principalmente para nós que adoramos carros antigos. A dupla Alex Franklin/Daniel Oliveira correu com um lindo Ford Corcel, que eu calculo ser 1969 ou 1970, e conquistou um honroso sexto lugar.

Nosso desempenho

Na etapa A, após o descarte, 73 PC foram considerados válidos para a apuração dos resultados. Nós acumulamos 174 pontos perdidos (média de 2,4), uma boa pontuação,  mas distantes dos Signates com 130 pp (média de 1,8). Ficamos mais próximos dos Bahia que somaram 181 pp (média de 2,5). 

Na etapa B foram 92 PC válidos e nós tivemos um total de 192 pp (média de 2,1), apenas cinco pontinhos a mais que Alexandre/Juliana com 187 (média de 2,0). Diná/Adinirso acumularam 246 pp (média de 2,7).  

Considerando o conjunto da prova nosso desempenho acabou sendo o mais regular e nos proporcionou a vitória que estávamos perseguindo há um bom tempo. Ficamos muito felizes com o resultado e extremamente agradecidos pelas manifestações de carinho que recebemos. Valeu demais!



Projeção do campeonato

Com os pontos da etapa de Anápolis adicionados, as diferenças entre os primeiros e os segundos colocados em cada categoria ficaram assim distribuídos, sem e com os descartes:

- Graduados 4x4: 13 pontos / 20 pontos
- Graduados 4x2: 17 pontos / 16 pontos
- Turismo 4x4: 67 pontos / 60 pontos
- Turismo 4x2: 31 pontos / 25 pontos

Dessa forma, nossa previsão, feita no post anterior, de que os campeões já estavam definidos, se confirma. Na Turismo 4x4 já temos, matematicamente, os campeões. Nas demais, basta que os líderes larguem na prova de Goiânia, independente de sua colocação, para garantirem o campeonato.


Fotos do pódio


Graduados 4x4

Graduados 4x2

Turismo 4x4



Turismo 4x2








   

Nenhum comentário:

Postar um comentário