quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Eco Goiás Luziânia - campeonato decidido por antecipação?

Luziânia, bem pertinho de Brasília, foi o local escolhido para receber a quinta etapa do Circuito Eco Goiás de Rally, no dia 7 de outubro. A cidade, fundada em 1746, é uma das mais antigas do estado de Goiás e tem hoje cerca de 200 mil habitantes, dentre eles estão os nossos amigos rallyzeiros Alex, Fabrício e Nilo.

A prova

A realização do Congresso Técnico na cidade de Valparaíso de Goiás já é quase uma tradição desta prova e nós, brasilienses, achamos ótimo. Desta vez foi na loja da Pollo Veículos. A largada aconteceu em Luziânia, às 9 horas da manhã no Supermercado NilMart e o neutralizado do almoço foi realizado em Cristalina, no Restaurante Ity. A novidade foi a chegada e a festa de premiação na Faculdade Unidesc na Cidade Ocidental. Por falar na festa, quero registrar a minha satisfação e a de todos os competidores com a escolha do local e com o volume da música: agradou em cheio e permitiu que pudéssemos conversar e contar histórias enquanto aguardávamos a divulgação dos resultados. Parabéns aos organizadores!

Laço do túnel

O grid de largada contou com 40 equipes e o percurso foi de 237,7 km. com 7 horas 19 minutos de duração. A planilha teve 81 páginas para 362 trechos e foram realizados 160 PC (postos de cronometragem). Foi uma prova basicamente "em linha", sem balaios, mas com os desafios concentrados em nove laços e inúmeras "calcinhas". Contrariando a expectativa de muitos, não choveu e o terreno estava firme com alguma poeira, especialmente no trecho de deslocamento até Cristalina. E fez um calor terrível!

Outro laço: Encontro com os Signates
Na Graduados 4x4 Luiz/Nayane Signates (Mitsubishi Triton) foram soberanos mais uma vez, venceram as duas etapas sem serem ameaçados por ninguém e ocuparam o lugar mais alto do pódio. Já as disputas pelo segundo e quarto lugares, foram emocionantes, ambas decididas pelo critério de desempate, por diferenças mínimas. Nesses casos, o regulamento prevê que a equipe vencedora seja a que obteve a melhor colocação na etapa B. 

Suzana, Raymundo, Raul e Débora
A dupla Cristiano/Anderson (Mitsubishi Triton) levou o troféu de segundo lugar (3º A + 2º B) e Débora e eu (Pajero TR4 R) trouxemos para casa o de terceiro (2º + 3º). A diferença entre nós na decisiva etapa B foi de 4 décimos de segundo (178 contra 182 pontos).
O trio Marcelo Pereira/Marcelo Sousa/Marisa Oliveira (Pajero Full) ficou com o quarto lugar (5º + 4º)  e a dupla Suzana "Penélope Charmosa"/Raymundo "Dig Baiano" (Pajero TR4) ficou em quinto (4º + 5º). A diferença entre eles na etapa B foi de somente 1 décimo de segundo (261 contra 262 pontos). Fica o registro de que Suzana e Raymundo conseguiram o pódio que prometeram em Catalão, nossos parabéns a eles!

Mais um laço: Encontro com Adinirso e Duda
A dupla Adinirso/Eduarda Siqueira (Pajero Full) ficou em sexto lugar (7º + 6º) com a Duda mandando bem na navegação e deixando o recado para o Guilherme ficar com a barba de molho. O casal Fernando/Geovanna Setti (VW Amarok) não se entendeu com o cronômetro (acontece com todo mundo, não se preocupem) e ficou em sétimo (6º + 7º). Francisco Busch/Sérgio Ricardo (Troller) tiveram problemas mecânicos e abandonaram logo no começo da primeira etapa.

Na Graduados 4x2 a dupla Alessandro/Geani Borges (Fiat Strada) venceu a prova graças à regularidade (2º + 2º). Leandro/Fabrício/Sara (Fiat Strada) chegaram em segundo (1º + 3º) e Rogério/Alessandro (Chevrolet S10) ficaram com o terceiro posto (4º + 1º). A equipe da família Rosa, Alex/Pedro/Paulo (Fiat) ficou com a quarta colocação (3º + 4º) e o trio Nilo/Álvaro/Alícia (Ford) completou o pódio (5º + 5º).
Raul, Sara e Leandro

A categoria Turismo 4x4 mostrou mais uma vez a consistência técnica da dupla Fernando/Géssica (Jeep Wrangler), vencedora com dois primeiros lugares. A dupla Carlos/Lorena Fernandes (Mitsubishi) mostrou sua evolução, levou para casa seu primeiro troféu de segundo lugar (2º + 4º) e fez uma grande festa no pódio com direito até a Lorena plantando bananeira. Alegres demais ficaram também os buritizeiros Fábio Cardoso/Eudes "Marcão" Bitencourt (Pajero TR4) com o terceiro lugar (5º + 2º). É contagiante ver essas demonstrações de alegria!

Na Turismo 4x2 a dupla Yuratan Bernardes/Eleidimar Silva (Renault Duster), também integrantes do Buriti Rally Clube, conquistaram o primeiro lugar (2º + 1º). Oriel/Márcia (Renault Duster) ficaram no segundo posto (1º + 3º) e Luana Queiroz/Paulo Victor (Chevrolet) levaram a terceira colocação (4º + 4º).

Nosso desempenho

Dividindo a pista com os ciclistas
Na etapa A, Débora e eu perdemos 191 pontos nos 66 PC válidos após os descartes (média de 2,9 ponto por PC). Ficamos bem acima dos 123 pontos alcançados pelo casal Signates (média de 1,9) e mais próximos da dupla Cristiano/Anderson que tiveram 219 pontos (média de 3,3). 


Na etapa B, com 75 PC válidos, a pontuação foi um pouco mais próxima, com os Signates totalizando 154 pp. (média de 2,1), Cristiano/Anderson 178 (média de 2,4) e nós 182 (média de 2,4).
Levando em conta que tivemos um dia em que precisamos fazer um esforço fora do normal para nos mantermos concentrados, o resultado final foi muito gratificante.

Projeção do campeonato

O campeonato é composto de 14 etapas e a classificação final prevê o descarte das duas piores etapas desde que tenham ocorrido em provas que as equipes estivessem regularmente inscritas. 

Considerando os pontos acumulados até agora, tudo indica que a resposta para a pergunta lançada no título deste post é um "sim". Pelo menos é o que eu penso, vejam se vocês concordam comigo.
Diferença entre os primeiros e os segundos colocados em cada uma das categorias, sem e com os descartes:
- Graduados 4x4: 18 pontos / 20 pontos
- Graduados 4x2: 19 pontos / 16 pontos
- Turismo 4x4: 53 pontos / 43 pontos
- Turismo 4x2: 18 pontos / 15 pontos

Mesmo tendo ainda 48 pontos em jogo, considerando que o primeiro colocado leva 12 pontos e o segundo 10, as diferenças são significativas e não acredito que possam ser invertidas em Anápolis e Goiânia desde que todos participem das provas.
Parabéns antecipado aos campeões e um grande abraço para vocês!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário