sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Transcatarina 2017 - Dia 1 Fraiburgo/Canoinhas

A prova





Frio e neblina na hora da largada mas depois o dia esquentou com as demandas do rally. Foram cerca de 230 km divididos em 3 etapas (P1-P2-P3) com duração de 8h07 e 218 PC. Dois cadernos de planilhas com 135 páginas, 725 trechos e 1.321 tulipas.  



A largada da P1 aconteceu na quinta-feira, dia 13 de julho, no Hotel Renar, em Fraiburgo, seguida por um deslocamento inicial de 1.896 metros em 10 minutos. Boa parte dos trechos navegados ocorreram em pomares de maçãs com muitos balaios e duração de 1h39. 




Após um deslocamento de 272 metros em 12 minutos começou a P2 realizada em terrenos de reflorestamento e que levou mais 2 horas até o neutro de 40 minutos para almoço na cidade de Caçador.

Um deslocamento de 39.445 metros em 40 minutos marcou o início da P3, seguido de 1h07 de navegação intensa também em fazendas de reflorestamento nas redondezas de Calmon e um deslocamento final de 2 horas até Canoinhas.

Na nossa turma, na categoria Master, Olair/Miro ficaram em 12º (12º/7º/13º). Na Graduados, Guerra/Márcia em 12º (24º/9º/10º), Márcio/Bulita em 13º (23º/7º/13º), Lindão/Gustavo ficaram em 18º (22º/10º/25º), Alexandre/Marcelo em 20º (13º/24º/14º) e Bush/Marcos em 22º (12º/25º/20º). Na Turismo, Adinirso/Guilherme em 11º (7º/25º/9º), Fernando/Géssica em 22º (15º/22º,20º), Raul/Débora em 23º (26º/20º/24º) e Rafael/Gabriel em 25º (23º/27º/22º). 

Os vencedores do dia foram Marnes Floriani/Cristian Mueller na Master (4º/3º/ 1º), Francklin Pscheidt/Fernando Torquato na Graduados (3º/2º/1º) e Lenoir Paza/Michael Masson na Turismo (1º/1º/2º). 

Nosso desempenho

Foto: Victor Eleutério

Nosso dia foi bem complicado, logo no primeiro trecho de regularidade percebemos que nosso relógio estava errado e andamos por cerca de dez minutos bastante fora do tempo até conseguirmos ajustar o cronômetro principal pelo reserva (olha a importância de um cronômetro reserva). 

Depois ficamos presos em uma subida com piso de cascalho e precisamos ser rebocados pelo carro do Fernando e da Géssica para conseguir sair. Se não fosse a solidariedade e o espírito de equipe deles nosso primeiro dia teria terminado ali mesmo. Mais tarde percebemos que o motivo do carro ter tanta dificuldade para subir foi por estar tracionando somente em duas rodas devido a algum problema mecânico. Assim, nervosos, atrasados e sem 4x4 estávamos com ingredientes suficientes para errar nos balaios... E foi o que aconteceu.  

Foto: Doni Castilho
Quando finalmente conseguimos acertar o caminho e entrar no tempo, quase no final da P1, rompeu o cabo que leva o pulso ao velocímetro e ficamos sem a medida no sensor blue, o que nos fez cometer outro erro de roteiro que nos custou três minutos. Terminamos a etapa acumulando 69.925 pontos perdidos, mas satisfeitos por ter conseguido chegar a tempo de iniciar a P2.

Dadas as circunstâncias, fizemos uma excelente segunda etapa, navegando somente com o GPS do tablet. Não cometemos nenhum erro e perdemos 1.199 pontos. Pena que isso não se repetiu na P3, pois logo no início havia um laço duplo que nós só contornamos uma vez e assim perdemos um PC. Depois, quase no final da prova tivemos outro erro e perdemos quase 4 minutos até acertar. Com isso ficamos com 32.658 pontos perdidos na etapa.

Em Canoinhas nossa equipe de apoio soldou o cabo do velocímetro e identificou a causa da falta de tração, o semi-eixo dianteiro estava quebrado. O problema é que não tínhamos essa peça para reposição. Aí mais uma vez entra em cena a solidariedade dos rallyzeiros, nosso amigo Márcio Pereira emprestou, com a maior boa-vontade, um conjunto completo de semi-eixo e homocinética e o carro ficou em forma para o dia seguinte. 

Não há palavras melhores para encerrar o dia do que o nosso 'muito obrigado" aos amigos Fernando, Géssica e Márcio!



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