sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Transcatarina 2017 - O antes e o depois

A decisão de participar

Foto: Victor Eleutério
Tudo começou com o mestre Armando "Don Villas" nos contando histórias bacanas das edições anteriores. Depois veio a nossa participação no Piocerá 2017 e a gostosa experiência de integrar a equipe Cerrado Rally. E, finalmente, o convite sempre entusiasmado do Nílson para repetirmos a dose no sul do país. Assim,  no dia 30 de janeiro, começou nosso primeiro Transcatarina!
E foram muitos passos até chegar ao "prólogo" na tarde de quarta-feira,  dia 12 de julho, em Fraiburgo, cidade situada no meio-oeste catarinense, conhecida como a Terra da Maçã.

Os preparativos 

Mobilizar e organizar um grupo de pessoas de Brasília e Goiânia para disputar um rally de longa duração em Santa Catarina, a cerca de 1.700 km de distância, é um grande desafio. Foi preciso confirmar as inscrições, reservar acomodações, contratar uma equipe de apoio local e providenciar o transporte das viaturas. Nesse processo, duas pessoas foram essenciais: primeiro foi o Nílson que arregimentou e incentivou os participantes, fez as negociações necessárias e organizou a logística e a parte financeira. Depois, quando um contratempo impediu que o Nílson fosse para o Rally, o Adinirso assumiu o comando e foi o responsável para que tudo corresse bem durante e após o evento.   

Em nosso caso, além das atividades da equipe, fizemos uma revisão cuidadosa do carro com o competente pessoal da Distrito 4X4, compramos 4 pneus novos (Pirelli Scorpion Mud 225/70 R16) e montamos um kit de peças sobressalentes. Com um detalhe complicador, o Rally do Cerrado terminou no sábado, dia 1º de julho, e nós tínhamos que revisar o carro e levar para Goiânia para embarcar na cegonha na quarta-feira, dia 5. Foi uma correria, mas deu tudo certo.  

A equipe

Era para sermos uma equipe com 10 duplas, porém compromissos e contratempos fizeram com que ficássemos sem a companhia do Armando, do Nílson e da Diná. Assim a equipe Cerrado Rally ficou com sete duplas, sendo três na categoria Graduados e quatro na Turismo:
  • Francisco Bush/Marcos Evangelista - Troller - 102
  • Alexandre Ferreira/Marcelo Ritter - Troller - 105 
  • Lindoval "Lindão" Brito/Gustavo Brito - Pajero Full - 106
  • Fernando Ferreira/Géssica Thays - Jeep Wrangler - 204
  • Raul Perillo/Débora Luiz - Pajero TR4 R - 205
  • Rafael Teixeira/Gabriel Menezes - Troller - 206
  • Adinirso Siqueira/Guilherme Siqueira/Duda Siqueira - Pajero Full - 207
O nosso apoio mecânico foi prestado pela equipe RSC Automec, de Indaial (SC), liderada pelo João Theindl. 

Facebook RSC Automec 

Também participaram do rally os nossos amigos José Eduardo/Márcia Guerra, Olair Fagundes/Miro dos Anjos e Márcio Pereira/André "Bulita" Lenger. 

Nossa viagem

Uma parte da equipe foi de avião até Curitiba, onde a cegonha desembarcou os carros de competição. Débora e eu, como havíamos feito no Piocerá, decidimos fazer a viagem de carro convencional e aproveitar para fazer um pequeno passeio pela serra catarinense após o rally. Foi uma excelente decisão, fizemos uma viagem tranquila, no nosso ritmo, curtindo o caminho. 

Saímos de Brasília na sexta-feira no final da tarde e andamos 420 km até Uberlândia (MG). No sábado fomos até Botucatu (SP) para pegar nossos amortecedores que estavam na revisão e depois seguimos até Ribeira (SP), percorrendo mais 830 km e pegando um belo trecho de serras. Domingo, acordamos tarde, do jeito que a gente gosta, e andamos mais 130 km até Curitiba. Na segunda-feira, buscamos a TR4 R no desembarque da cegonha e a deixamos com nosso amigo Adael (Nôno Racing) que nos fez a grande gentileza de leva-la até Fraiburgo. Então, percorremos mais 380 km até chegar em Treze Tílias, uma pequena e encantadora cidade de colonização austríaca. No dia seguinte, andamos os 62 km restantes até Fraiburgo, completando 1.822 km em cinco dias no percurso de ida. O tempo seguinte foi dedicado integralmente ao rally até o sábado à noite.


No domingo, após embarcar a viatura na cegonha, saímos de Itajaí por volta das 15 horas e andamos 305 km até Bom Jardim da Serra, passando por Orleans, Lauro Muller e subindo a estonteante Serra do Rio do Rastro, passeio que estava há longo tempo em nossa lista de desejos. Foi a hora de curtirmos um visual muito bonito e um friozinho bem intenso com direito até a neve. Ficamos três dias na região, andamos 105 km, e conhecemos as cidades de São Joaquim e Urubici com suas diversas atrações.
Gostamos muito do Morro do Campestre, Morro da Igreja e da Serra do Corvo Branco. Na quarta, iniciamos o caminho de volta por caminhos alternativos com alguns trechos de terra e andamos mais 200 km até Brusque, passando pela Serra da Boa Vista e almoçando em Angelina. Quinta-feira andamos 470 km. Fomos até Curitiba buscar a mais nova integrante da equipe DKW-Vemag Brasil - a carreta reboque - e seguimos viagem até Registro (SP). Na sexta, mais 240 km e chegamos a São Paulo especialmente para ver a peça "Contos da Cidade" e a magnífica atuação da nossa querida Karine Luiz, super atriz e grande incentivadora deste blog. No domingo foi a hora de botar o pé na estrada outra vez e andamos mais 730 km até Itumbiara (GO). Segunda-feira terminamos a aventura percorrendo mais 413 km passando por Goiânia para buscar a TR4 R e voltar para casa. Na volta foram 2.463 km muito bem aproveitados. 

O rally

Largada - Foto: Victor Eleutério
A nona edição do Rally Transcatarina foi dividida em nove etapas, três a cada dia, com diversidade de pisos, médias justas e navegação muito exigente. Foram 243 equipes competindo nas modalidades de Rally de Regularidade, Passeio Radical e Adventure. Dentro do rally de regularidade foram 68 duplas, sendo 14 na categoria Master, 26 na Graduados e 28 na Turismo. 
Dia 13, quinta-feira, seguimos de Fraiburgo até Canoinhas. Sexta-feira fomos até Rio Negrinho e no sábado chegamos a Itajaí, onde ocorreu a festa de encerramento após 700 km de aventura. Sem dúvida, uma das melhores provas de rally do Brasil.

Para evitar que este post ficasse do tamanho de um livro, fiz publicações específicas para cada dia. Além disso, tem muitas informações legais no sítio do evento. www.transcatarina.com.br

Dia 0 - Prólogo


  







Nenhum comentário:

Postar um comentário