sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Transcatarina 2017 - Dia 3 Rio Negrinho/Itajaí

A prova

Sábado foi o dia de completar o percurso da serra até o mar e o Diretor de Prova, Deco Muniz, durante o briefing prometeu que seria um final de prova surpreendente e exigente. E ele cumpriu a promessa! Foram 140 páginas de planilhas, com 701 trechos e 1.383 tulipas carregados de adrenalina.

A primeira etapa do dia (P7) teve um deslocamento de 22 km em 40 minutos que nos levou de Rio Negrinho até ao Autódromo Municipal Lourenço Schreiner, em São Bento do Sul, onde tivemos 8,5 km de trechos de regularidade com navegação intensa. Para se ter uma idéia, somente no autódromo, foram 234 tulipas em 20 minutos, ou seja, em média uma nova tulipa a cada 5 segundos. Em seguida, um deslocamento de 10 minutos até o parque Expoama para mais 6 km de regularidade no mesmo estilo. A etapa terminou com uma sequencia de 99 km de deslocamentos até o Posto Sinuelo, nas margens da BR-101 no município de Araquari, onde ocorreu um neutro de 20 minutos.

Foto: Victor Eleutério
A P8 e a P9 foram realizadas na famosa Mineração Veiga, terreno com muitas trilhas em piso de areia e "facões" desafiadores, especialmente para a turma da Turismo que passou por último. A P8 teve 20 km de navegação em 55 minutos seguida por um neutro de 10 minutos. A P9 teve 18,5 km de navegação em 50 minutos e o deslocamento final de 62 km até o Centreventos, em Itajaí, onde ocorreu a belíssima festa de encerramento.

Os resultados da turma do Centro Oeste mostraram, na Master, Olair/Miro em 12º (12º/10º/9º). Na Graduados, Alexandre/Marcelo em 5º (6º/1º/NC), Márcio/Bulita em 9º (15º/10º/3°), Guerra/Márcia em 12º (18º/12º/7º), Bush/Marcos em 20º (12º/18º/17º) e Lindão/Gustavo em 24º (19º/NC/NC). Na Turismo, Adinirso/Guilherme brilharam em 1º (2º/2º/7º), Raul/Débora em 15º (22º/13º/11º), Fernando/Géssica em 17º (10º/15º/18º) e Rafael/Gabriel em 19º (NC/24º/15º).  Foi muito legal ver nossa galera no pódio duas vezes. 

Os vencedores foram Paulo Goes/Jhonatan Ardigo na Master (2º/1º/3º), Marcelo Prevideli/Rafael Pinto na Graduados (11º/1º/7º). Com um desempenho espetacular nossos amigos Adinirso/Guilherme Siqueira foram os campeões do dia na Turismo (2º/2º/7º) e nós ficamos muito felizes.

No ranking acumulado para a definição dos campeões da nona edição do Rally Transcatarina há o descarte dos dois piores resultados. Assim, na Master, Marnes/Cristian mantiveram a 1ª posição, enquanto Olair/Miro subiram para a 13ª. Na Graduados, Francklin Pscheidt/Fernando Torquato assumiram a 1ª posição, Alexandre/Marcelo subiram para a 10ª, Guerra/Márcia para a 13ª, Márcio/Bulita para a 15ª, Bush/Marcos para a 24ª e Lindão/Gustavo caíram para a 26ª. Na Turismo Lenoir/Michael mantiveram a 1ª posição, Adinirso/Guilherme subiram para a 7ª, Raul/Débora mantiveram a 18ª, Rafael/Gabriel caíram para a 25ª e Fernando/Géssica subiram para a 23ª. Muito além da classificação contudo foi o grande aprendizado que trouxemos de Santa Catarina.

Nosso desempenho

Se fôssemos calcular a média de erros cometidos por tempo de navegação realizado, o trecho no Autódromo de São Bento do Sul seria o nosso recorde negativo. Demoramos mais de 29 minutos para cumprir um percurso estabelecido para ser realizado em 20 minutos. Foi tão fora do normal que quando acabou a etapa nossa vontade era de voltar lá e fazer tudo de novo. Terminamos a P7 em 22º lugar com absurdos 215.536 pontos perdidos. A dupla catarinense Osmar/Fabiano Fleischmann, venceu com 784 pp. 


Foto: Duda Barrios
Tá certo que foi um percurso com navegação dinâmica e tulipas com intervalos bem curtos, mas não era tão difícil assim. Para nosso consolo, pelo menos, tivemos paciência para nos acertar repetidas vezes e não perdemos nenhum PC. Já em casa, alguns dias depois, revendo o vídeo do trecho, eu não consegui achar uma explicação razoável para o que aconteceu conosco. Enfim, são coisas assim que fazem do rally de regularidade um esporte tão atraente e desafiador.

A prova de que estávamos um pouco estranhos naquela manhã foi não termos nos dado conta de que o tempo do neutro era insuficiente para abastecer e lanchar com tranquilidade. Saímos do Posto Sinuelo apressados, encontramos um congestionamento de carros na entrada da Mineração Veiga e largarmos para a P8 com dois minutos de atraso. Aos poucos fomos recuperando o tempo, conseguimos fazer o percurso de uma forma satisfatória, sem erros, e ficamos na 13ª colocação, com 17.840 pontos perdidos. Os vencedores, Denilson Bonfanti/Leandro Machado (SC), perderam 636 pontos.

Com a tranquilidade recuperada na etapa anterior e já conhecendo um pouco mais o comportamento do carro no piso arenoso fizemos uma boa P9, dentro de nossas expectativas e alcançamos o 11º lugar, com 6.510 pontos perdidos.  Alan Gratt/Arlom Savariz (SC) venceram com 287 pp.  Depois disso, foi só seguir para Itajái e desfrutar da festa de encerramento.



Fechando esse conjunto de postagens estamos felizes por acrescentar o Rally Transcatarina 2017 em nosso currículo e gostaríamos muitíssimo de participar da edição comemorativa de 10 anos em 2018!


Transcatarina 2017 - Dia 2 Canoinhas/Rio Negrinho



   



Nenhum comentário:

Postar um comentário