O 12º Rally dos Pirineus, última prova do ano, aconteceu no dia 3 de dezembro valendo pontos em dobro para o Campeonato Goiano e para a Copa Centro Oeste de Rally de Regularidade 2016.
A largada e a chegada foram na cidade de Cocalzinho de Goiás, aos pés da Serra dos Pirineus. De acordo com o Wikipédia, "a imponente serra constitui um divisor continental das bacias dos rios Tocantins e Paraná. De seu alto nascem dezenas de córregos, que de um lado formam o Rio Corumbá e do outro o Rio das Almas. Mais ao norte, o Rio das Almas desemboca no Rio Tocantins, enquanto o Rio Corumbá é afluente do Paranaíba, na bacia Paraná, que faz parte da bacia Platina, a segunda maior bacia hidrográfica do planeta".
A prova
Talvez em função da data já próxima ao final do ano poucos competidores se inscreveram para o Rally dos Pirineus, mas, quem não foi perdeu a oportunidade de encerrar a temporada com uma prova bastante interessante. O grid teve 16 participantes, com três motos, sete carros na categoria Master, dois na Graduado, um na Expedition e três na Light. A largada foi às 10:30 com um percurso de 137,18 km, divididos em 342 trechos com o tempo total de cinco horas e quarenta e um minutos.

Na categoria Master, a dupla Cristiano Rocha/Anderson Brandão, com uma Pajero TR4 R foram os vencedores, com Nílson/Armando em segundo e Alexandre/Berg em terceiro, ambos de Troller. Nós ficamos em quarto e a dupla Mario Roquete/Rosan Leão, também com TR4 R, chegaram na quinta posição. Foi legal ver três duplas com TR4 R subindo no pódio!
Na Graduado, Lindão/Abel venceram e Teruz/Kaitson ficaram com a segunda colocação, ambos com Pajero Full. Na Expedition Luiz/Nayane Signates, com L200 Triton, correram sem adversários mas, mesmo assim, não se acomodaram e fizeram uma pontuação excelente. Na Ligth o primeiro posto ficou com a dupla Vinicius Badona/Bruno Oliveira, seguidos por Fernanda Maximo/Erika Veras e por Marçal/Victor Euzebio. Nas motos, Josimar Souza venceu, Franklin Marques ficou em segundo e Dimas Johnston completou o pódio.
Nosso desempenho

Logo aos 22 minutos de prova tivemos nossa primeira "intercorrência"...rsrs, um veículo "civil" em sentido contrário, justo numa curva estreita da estrada, nos causou um atraso de 8 segundos. E, como sempre acontece nessas ocasiões, 60 metros depois tinha um PC... coisas do rally de regularidade.



Fomos traídos uma vez mais por outra "trilha depois da fina marcada" no trecho 224, não tivemos a cabeça fria para voltar e refazer o trecho e ficamos completamente perdidos. Só conseguimos nos encontrar depois de "carrapatear" a dupla Alexandre/Berg e perder seis PC.
Resultado: 53.536 pontos perdidos e o quinto lugar na etapa que foi mais uma vez vencida por Cristiano/Anderson com 4.195 pp. Essa pontuação dos vencedores ilustra como foi difícil a etapa para todos os concorrentes.
Elson Meneses
Dedicamos este post ao amigo e rallyzeiro Elson Meneses, que faleceu em Brasília no mesmo dia do Rally dos Pirineus. Estamos muito tristes. É muito difícil perder dois amigos em tão pouco espaço de tempo.